top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Duarte

O que é controle tecnológico do concreto?

O concreto demanda diversos cuidados durante as diferentes etapas de sua especificação, produção e aplicação: definição do traço, o preparo na usina, o recebimento na obra e a verificação das resistências após o lançamento. O objetivo é garantir o desempenho e evitar patologias que possam comprometer a vida útil da estrutura. Para isso, independentemente do controle de produção realizado pela empresa de serviços de concretagem, a construtora é responsável pelos ensaios do material.

Há fatores que interferem na qualidade do concreto desde a saída da central, tais como atrasos na entrega e mudanças do clima. Mas quais são os ensaios previstos nas normas técnicas que permitem comparar o que foi entregue com o que, de fato, havia sido solicitado em projeto?


A NBR 12655 oferece todos os parâmetros de preparo, controle, recebimento, desvios padrões etc. E há também a NBR 7212, que estabelece os requisitos para a produção de concreto dosado em central para o controle interno das empresas de serviços de concretagem.

Dentro do processo, quando você está dentro da obra, deve haver o controle de recebimento. Na hora que o concreto está chegando, há o ensaio de abatimento, o slump test, para fazer um primeiro controle de verificação de água. Em alguns casos de concretos especiais, em fundações, há necessidade de controle de temperatura.

O corpo de prova tem que ser preparado, moldado e transportado de uma forma adequada, para que seja rompido e, na ruptura, seja feito um controle do crescimento das resistências. Esse controle depende muito da especificação de projeto, por exemplo, em relação à desforma. Em obras de parede de concreto, você tem liberações para desforma com 12 horas. Mas você pode ter peças com 3 dias. Você vai ter, portanto, idades intermediárias. Para um controle tecnológico efetivo, é importante também trabalhar com laboratórios acreditados, que atendam às determinações da NBR ISO 17025. Da mesma forma com as concreteiras, que já possuem um programa de certificação setorial junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, dessa forma, você vai incorporando qualidade dentro do processo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page